OS TRANSTORNO ALIMENTARES

A participação do nutricional no tratamento dos TA é fundamental, posto que essas doenças implicam alterações profundas no consumo, padrão e comportamento alimentares.

O tratamento nutricional deve visar à promoção de hábitos alimentares saudáveis, a cessação de comportamentos inadequados (como a restrição, a compulsão e a purgação) e a melhora na relação do paciente para com o alimento e o corpo. Mais estudos acerca do efeito do tratamento nutricional são necessários, assim como a inclusão de variáveis nutricionais nessas pesquisas, como a adequação nutricional, a freqüência de refeições e as diversas manifestações do comportamento alimentar.

Pacientes com transtornos alimentares possuem inadequações profundas no consumo, padrão e comportamento alimentar, além de diversas crenças equivocadas sobre alimentação, o que geralmente acarreta piora do estado nutricional. O tratamento nutricional visa a reverter tais alterações e promover hábitos alimentares saudáveis e melhor relação para com o alimento. Os objetivos e características do tratamento diferem para a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, contudo, usualmente, a abordagem é dividida em duas fases: a educacional, cujas principais metas são a regularização do hábito alimentar e o aumento do conhecimento nutricional, e a experimental, que visa a propiciar maior reabilitação nutricional e mudanças mais profundas no comportamento alimentar. As evidências existentes sugerem que o tratamento nutricional promove a melhora de tais parâmetros, porém, alguns comportamentos alimentares, como a sensação de

incompetência ao lidar com os alimentos, permanecem. Desta forma, mais estudos são necessários para que se possa de fato avaliar a eficácia da abordagem nutricional.

">

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Elimine o mau-humor com esses alimentos



alface - foto Getty Images
Alface 
Ótima para amenizar a irritação. O talo da alface possui uma substância chamada lactucina, que funciona como calmante. Além disso, é rica em fosfato, a falta deste mineral pode causar depressão, confusão mental e cansaço. 




Banana 
Esta fruta diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono bem mais tranqüilo. Tudo isso graças à boa quantidade de carboidratos, potássio, magnésio e biotina. A banana também dá o maior pique, pois possui vitamina B6, um dos responsáveis por produzir energia. 


frutos do mar - foto Getty Images
Add caption
Frutos do mar 
Os alimentos vindos do mar são ricos em zinco e selênio que agem no cérebro, diminuindo ansiedade e cansaço. Também são boas fontes de ômega 3 (gordura que auxilia na diminuição de colesterol ruim LDL na corrente sanguínea) e proteínas, ambos essenciais para o bom funcionamento do coração. 

laranja - foto Getty Images

Laranja 
Ajuda o sistema nervoso a trabalhar adequadamente, isso devido as boas concentrações de vitamina C, cálcio e vitaminas do complexo B. Essa fruta ainda é energética, previne a fadiga e hidrata. 

Mel  - foto Getty Images
Add caption
Mel 
Esse alimento tem o poder de estimular a produção da serotonina, neurotransmissor responsável por nos dar uma sensação de bem-estar e prazer. 

Uva - foto Getty Images
Add caption
Uva 
A vitamina C e os flavonóides (antioxidantes), retardamo envelhecimento da pele e ajudam a combater o colesterol ruim. Tem boas doses de vitaminas do complexo B, que ajudam o bom funcionamento do sistema nervoso.é rica em glicose, por isso é um bom energético. 

Ovo - foto Getty Images
Add caption
Ovos 
As substâncias que garantem o bom humor são a tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. A carência delas pode causar apatia, perda de memória e ansiedade. 

Jabuticaba - foto Getty Images
Add caption
Jabuticaba
É rica em carboidratos, que fornecem energia ao nosso organismo. Também é repleta de ferro não heme e vitamina C, que ajuda a aumentar as defesas do organismo e suas vitaminas do complexo B agem como antidepressivos. 

espinafre - foto Getty Images
Add caption
Espinafre
Contém potássio e ácido fólico, que ajudam na prevenção da depressão. E ajuda a estabilizar a pressão arterial, além de garatir um bom funcionamento do sistema nervoso, graças as vitaminas A, C e do complexo B, fosfato e magnésio. 


Por: Minha vida - Cuide de Sua Alimentação

RECEITAS








  • Sanduíche com berinjela e hortelã

  • ·         Ingredientes

      • 2 Colher(es) de sopa de azeite de oliva
      • 2 Unidade(s) de dentes de alho picado
      • 1 Unidade(s) de cebola média picada
      • 2 Unidade(s) de berinjelas pequenas cortadas em cubos pequenos
      • 1 Pitada(s) de sal
      • 1 Xícara(s) de maionese Hellmann's Deleite
      • 15 Unidade(s) de folhas de hortelã fresca picada
      • 12 Unidade(s) de fatias de pão de fôrma 100% integral
    Arroz com brócolis e queijo

    ·         Modo de Preparo

      • 1. Em uma panela média, aqueça o óleo em fogo médio e refogue o arroz por 2 minutos.
      • 2. Junte o brócolis e refogue por mais 1 minuto. Dissolva o cubo de caldo de legumes KNORR na água fervente e acrescente ao arroz.
      • 3. Cozinhe em fogo médio, com a panela parcialmente tampada, por 10 minutos ou até começar a secar o líquido.
      • 4. Abaixe o fogo e cozinhe, com a panela tampada, por mais 5 minutos ou até o arroz ficar macio e soltinho.
      • 5. Adicione o queijo e misture rapidamente. Sirva em seguida.
      • 6. Dica: Para obter um arroz bem soltinho, lave-o 20 minutos antes do preparo e deixe escorrer até ficar quase seco.
    Abóbora recheada com creme de legumes

    ·         Modo de Preparo

      • 1. Coloque a abóbora em uma panela grande, cubra com água e cozinhe por 30 minutos ou até ficar macia.
      • 2. Corte uma tampa na parte superior da abóbora. Retire a polpa e as sementes, tomando cuidado para não furar a casca. Reserve.
      • 3. Em uma panela média dissolva o creme de legumes KNORR com a água e o leite. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, por 5 minutos ou até engrossar.
      • 4. Retire do fogo, junte o palmito, o requeijão e a salsinha.
      • 5. Coloque na abóbora reservada e sirva em seguida.
      • 6. Dica: Se preferir, unte a abóbora com óleo e cozinhe no microondas por 15 minutos, virando na metade do tempo.
      • 7. Dica: Você pode gratinar a abóbora recheada no forno. Basta polvilhar queijo parmesão ralado e levar ao forno preaquecido, por 15 minutos ou até gratinar.
      • 8. Dica: Para servir como aperitivo, seque as sementes da abóbora, coloque em uma assadeira temperadas com sal e leve ao forno por 20 minutos. Sirva fria.
    Por: Knor

    Especialistas dão dicas de um banquete mais saudável para as festas de fim de ano.


    Giulia Batelli

    Priscila di Ciero

     Farofa de milho com frutas secas, castanha do Pará e ervas finas


    Rabanada, peru, pernil, fios de ovos, arroz com lentilha e panetone. Com a chegada do fim do ano, a mesa de jantar das casas brasileiras vai ficando parecida. Nessa época, é comum as pessoas excederem na alimentação. Mas para quem gosta de manter uma refeição equilibrada até nas festas de final de ano, o Mundo Ela dá algumas dicas.

    A nutricionista Priscila Di Ciero afirma que não há problema em sair um ou dois dias da dieta. "Mas é comum a pessoa sentir mal estar, peso no estômago, dor de cabeça, e, às vezes, até diarréia por fugir muito do hábito alimentar equilibrado", explica. Para diminuir o mal estar, a profissional aconselha ingerir chá de ervas caseiro, como o chá verde, e adicionar gengibre na água para ajudar a desintoxicar o organismo.
    Uma opção para manter a refeição pouco calórica e mais saudável é substituir alguns ingredientes por outros. Um bom exemplo é utilizar maionese, que possui gordura insaturada - a chamada "gordura boa", no lugar do creme de leite, que contém gordura ruim. Mas o chefe de cozinha Marco Antonio Spinoza alerta que mudar de ingrediente altera um pouco o paladar do prato. "Não tem como substituir o sabor de um creme de leite, de uma margarina. Muda um pouco o sabor", informa. Em vez disso, Spinoza sugere que se faça um prato mais leve como peixe cru com creme de pimenta.

    Priscila indica algumas mudanças que podem ser feitas no banquete. Em vez de fritar as rabanadas, procure assá-las no forno e use pão integral. No lugar da farofa de miúdos com bacon, pode-se fazer uma farofa de frutas secas e castanha. O arroz natalino pode ser substituído pela mistura do arroz branco com o integral. Pode-se adicionar à maionese de legumes, iogurte desnatado dessorado (para dessorar o iogurte desnatado, coloque-o em um tecido fino e limpo e deixe-o descansar, durante um dia, em cima de uma peneira e um copo em baixo).
    A nutricionista alega que devem ser evitados o consumo excessivo de frituras, doces com muito recheio, cobertura e chantilly e, também, bebida alcoólica. "Se quiser comer de tudo, que coma de tudo, mas em pequenas quantidades", explica.

    Equilíbrio

    Na casa da universitária Ana Beatriz Silva, de 21 anos, segundo ela, a refeição é farta e muito calórica. "Mas eu nunca como de tudo. Não curto comida gordurosa. Diante de várias opções, a estudante procura eleger aquilo que mais gosta para não comer demais, o que, para ela, é uma tarefa tranquila. Difícil mesmo é resistir à tentação dos doces. "Tento comer muitas frutas antes da ceia. Assim, quando chegarem as sobremesas, meu apetite estará menor" afirma. Ana Beatriz conta que na família dela há muitas pessoas com diabetes e problema de coração e que, por isso, tenta ter consciência na hora de se alimentar.

    Tiradito ao creme de pimenta

    (A quantidade indicada dá para 4 pessoas)
    Ingredientes:
    - 800 g de peixe branco
    - 500 ml de pasta de pimenta
    - 200 ml de suco de limão
    - 200 ml de creme de leite
    - Sal e glutamato a gosto
    - Batata doce e milho para decorar

    Preparo:

    Prepare o creme com pasta de pimenta, suco de limão, creme de leite, sal e glutamato. Corte o peixe em lâminas muito finas e coloque em um prato. Por fim, cubra o peixe com o creme de pimenta. Sirva com batatas doces e milho.

    Farofa de milho com frutas secas, castanha do Pará e ervas finas
    Ingredientes:
    - 200 g de milho flocado (prefira o orgânico)
    - 8 colheres (sopa) de frutas secas variadas picadas (abacaxi, damasco, uva passa etc.)
    - 5 colheres (sopa) de castanha do pará picadas
    - 2 dentes de alho em lâminas finas
    - 3 colheres (sopa) cheias de azeite de oliva
    - 1 colher (sopa) de ervas finas desidratadas
    - Sal a gosto

    Preparo:

    Coloque o azeite em uma panela e frite o alho até dourar. Acrescente as frutas secas, as ervas e o sal. Ponha a farinha de milho e mexa delicadamente, por 5 minutos ou até que doure. Desligue o fogo e acrescente as castanhas.

    Por:  mundoela