OS TRANSTORNO ALIMENTARES

A participação do nutricional no tratamento dos TA é fundamental, posto que essas doenças implicam alterações profundas no consumo, padrão e comportamento alimentares.

O tratamento nutricional deve visar à promoção de hábitos alimentares saudáveis, a cessação de comportamentos inadequados (como a restrição, a compulsão e a purgação) e a melhora na relação do paciente para com o alimento e o corpo. Mais estudos acerca do efeito do tratamento nutricional são necessários, assim como a inclusão de variáveis nutricionais nessas pesquisas, como a adequação nutricional, a freqüência de refeições e as diversas manifestações do comportamento alimentar.

Pacientes com transtornos alimentares possuem inadequações profundas no consumo, padrão e comportamento alimentar, além de diversas crenças equivocadas sobre alimentação, o que geralmente acarreta piora do estado nutricional. O tratamento nutricional visa a reverter tais alterações e promover hábitos alimentares saudáveis e melhor relação para com o alimento. Os objetivos e características do tratamento diferem para a anorexia nervosa e a bulimia nervosa, contudo, usualmente, a abordagem é dividida em duas fases: a educacional, cujas principais metas são a regularização do hábito alimentar e o aumento do conhecimento nutricional, e a experimental, que visa a propiciar maior reabilitação nutricional e mudanças mais profundas no comportamento alimentar. As evidências existentes sugerem que o tratamento nutricional promove a melhora de tais parâmetros, porém, alguns comportamentos alimentares, como a sensação de

incompetência ao lidar com os alimentos, permanecem. Desta forma, mais estudos são necessários para que se possa de fato avaliar a eficácia da abordagem nutricional.

">

terça-feira, 2 de agosto de 2011

O poder das frutas


Elas não são apenas bonitas, baratas e saudáveis. As frutas tem nutrientes que podem contribuir, e muito, para a sua saúde e sua alimentação. Por que não conhecer os benefícios de tê-las em sua geladeira?

1 - Os antioxidantes — vitaminas C, E e betacaroteno, e os minerais zinco, selênio, manganês e cobre — têm a capacidade de retardar ou prevenir a oxidação, processo que produz radicais livres altamente reativos e prejudiciais. Os radicais livres provocam envelhecimento e modificações “oxidativas” que aumentam o risco de doenças cardíacas e de produção de células que podem dar início a diversos tipos de câncer. A vitamina E também ajuda a prevenir o câncer e as doenças do coração, o envelhecimento precoce, a catarata e outras doenças. Fortalece as paredes dos vasos sanguíneos e ajuda na renovação da pele. Os antioxidantes também mantêm o funcionamento normal das células do corpo.

2 - Os bioflavonoides são outro tipo de antioxidante. Atuam com a vitamina C para fortalecer o sistema imunológico e os vasos sanguíneos, funcionando também como agentes antiinflamatórios.

3 - As vitaminas do complexo B são fundamentais para o sistema nervoso e para a liberação de energia dos alimentos durante a digestão. Embora as frutas não sejam fontes ideais dessas vitaminas, como são os cereais, uma das vitaminas do complexo B, o folato (também conhecido como ácido fólico), é encontrado em laranjas e outras frutas cítricas, e em bananas.

4 - Existem vários tipos de fibras, muitas das quais são encontradas nas frutas. As fibras solúveis (como a pectina, responsável pela consistência das geléias) ajudam a diminuir os níveis de colesterol do sangue. As fibras insolúveis, que constituem a casca e a estrutura fibrosa das frutas, ajudam a evitar prisão de ventre e problemas correlatos.

5 - O potássio serve para equilibrar o sódio, ajudando a prevenir a hipertensão arterial. A maior parte da alimentação ocidental contém pouco potássio e muito sódio, especialmente as refeições à base de alimentos industrializados. Frutas ricas em potássio, como a laranja e a banana, são importantes na manutenção desse equilíbrio. (Fonte: Frutas e Sobremesas da série Coma Bem, Viva Melhor – Reader’s Digest)
_________________________________________________________________

MINHA VIDA

8 frutas típicas do Brasil que fazem sucesso pelo mundo | Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário